top of page
Portal BrasilPostos estabelece parceria com a Welten Ambiental

Falta pouco mais de um mês para que os postos apresentem, obrigatoriamente, AVCB e LO

 

Em novembro de 2013, a Resolução ANP nº 41 passou a exigir dos revendedores o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e a Licença de Operação Ambiental (LO), e concedeu aos postos que obtiveram autorização para funcionamento da ANP, durante a vigência da Portaria ANP nº 116/2000, o prazo de até 1 ano, a contar da publicação da norma (20/10/2014), para que providenciem esses documentos. Portanto, até o próximo dia 19 de outubro, os postos devem obter o AVCB e a LO – ou equivalentes – no estabelecimento, pois, depois disso, poderão sofrer interdição imediata e, inclusive, instauração de processo de revogação da autorização para funcionamento, além da sujeição ao pagamento de multa pecuniária.

 

 

Para auxiliar os seus clientes o Portal Brasil Postos estabeleceu uma parceria com a Welten Ambiental para oferecerem ao setor de combustíveis uma ampla gama de serviços ambientais adequadas à necessidade das revendedoras.

 

Serviços Oferecidos :

 

Licenciamento Ambiental – O Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo obrigatório necessário no momento da implantação de Postos, em possíveis ampliações e na implantação de GNV e troca de tanques. 

 

Para os postos que já estão em funcionamento, é necessário possuir a Licença Ambiental de Operação, que deverá ser renovada de acordo com o prazo estabelecido pelo órgão ambiental licenciador. 

 

São oferecidos serviços de consultoria para todas as etapas do processo de licenciamento, como licença ambiental prévia, de instalação, de operação, desmobilização.

 

Para os casos de Postos novos será necessária a obtenção da licença prévia (visa verificar a adequação da localização do empreendimento), a Licença de Instalação (visa verificar a adequação do projeto de instalação do empreendimento) e licença de operação (visa verificar se a instalação do empreendimento foi efetuada de acordo com o projeto aprovado por ocasião da LI); 

 

Monitoramento Ambiental – Os postos de combustíveis são obrigados a possuir sistemas que diminuam o impacto da sua atividade e devem realizar o monitoramento ambiental destes itens, dentre eles, análises do sistema separador de água e óleo, manutenção periódica dos equipamentos e análise de água dos poços de monitoramento. Os custos relacionados ao monitoramento adequado compensam mais do que o valor das multas aplicadas e quem descumpre a lei está sujeito até mesmo ao embargo de suas atividades pelos órgãos ambientais.

 

Diagnóstico Ambiental – Nos últimos dez anos o número de áreas contaminadas em território nacional teve um aumento considerável, e segundo fontes da CETESB, os postos de combustíveis são os maiores responsáveis pela contaminação do solo, com 3.597 casos só no estado de São Paulo, número que representa 75% do total. Dependendo do grau de contaminação, o órgão ambiental pode inclusive determinar a remoção do solo contaminado e seu envio para um aterro industrial, o que tem um custo bastante alto. Imagine os transtornos para o seu posto, paralisar suas atividade com escavações do solo para retirada da terra e enviá-la para um aterro industrial, colocar um solo novo, compactá-lo e refazer o piso de abastecimento.

 

Poços de Monitoramento – Os empreendimentos de atividades potencialmente poluidoras de solo e água subterrânea são obrigados a possuir os poços de monitoramento, que servem para verificar, por meio de coleta e análises desta água, se algum poluente atingiu o aquífero freático. Estes poços formam uma rede de monitoramento da qualidade da água subterrânea da área, indicando se a atividade desenvolvida no local está de acordo com as exigências legais. Os poços devem ser instalados próximo as áreas potencialmente poluidoras (depósito de resíduos, tanques subterrâneos, sistemas de tratamento de efluentes, dentre outros), seguindo o sentido do fluxo da água. Para saber o comportamento deste fluxo, é importante que seja solicitado um mapa potenciométrico. 

 

Teste de Estanqueidade – O teste de estanqueidade é um procedimento usado para verificar a vedação pneumática de um componente, ou seja, verificar se há algum vazamento. Deve vir acompanhado de um laudo de estanqueidade com croqui do estabelecimento e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinada pelo engenheiro responsável.  

 

 

Fonte : Portal BrasilPostos

 

 

https://www.brasilpostos.com.br

 

botao-whatsapp.png
bottom of page